Sobre a biblioteca
A Biblioteca de Arte e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura, localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, foi implementada a partir do prêmio do Edital FUNARTE, em 2010. É especializada em artes, cinema, teatro, dança, música e patrimônio cultural.
A partir de julho de 2017, adotou uma nova metodologia para a implementação de um Núcleo de Inteligência Social que busca articular, de forma efetiva, a cultura digital com a comunidade local. Essa articulação pretende ressignificar a forma de organização e acesso ao acervo, permitindo a colaboração da própria comunidade na organização, ambientação e representação dos artefatos. No dia 18 de agosto de 2017, a biblioteca lança a sua plataforma, o Sistema de Curadoria de Coleções, reabrindo a biblioteca ao público com este novo conceito.
A ambientação ainda não está adaptada na íntegra, pois é necessário um novo conceito de mobiliário mais acessível, condizente com a filosofia do projeto e que permita maior facilidade acompanhar a dinâmica da organização de novas coleções e a adoção de futuras tecnologias digitais. A nossa prioridade, com este projeto, é buscar sempre a humanização do uso da tecnologia.
O conceito da nova biblioteca da Fundação Catarinense de Cultura é fruto de um projeto de pesquisa aplicada, voltado para a formação de um novo perfil profissional – os Produtores Sociais – a partir da metodologia em desenvolvimento pela ExtraLibris para apoiar a adoção da tecnologia social e a implementação de bibliotecas como Núcleos de Inteligência Social.
Quem somos
Esni Soares da Silva
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Trabalhou na Biblioteca Universitária da Faculdade de Santa Catarina (FASC), na Biblioteca Pública de Santa Catarina e foi coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina de 2011 a 2013.
Fabiano Caruso
Idealizador da metodologia ExtraLibris, criador do Sistema de Curadoria de Coleções. Sua principal atuação foi no desenvolvimento de projetos buscando compreender o impacto da internet e da cultura digital para o desenvolvimento humano e organizacional. Suas pesquisas, interesses e temas centrais partem das discussões relacionadas ao humanismo e o transhumanismo, e como pensar desenvolvimento humano no séc. XXI e a relação entre a governança de artefatos culturais no mundo analógico e o acesso em plataformas digitais.