- Editora: Renato Luiz Pucci Jr.
- Editor: Sulina
- Edição: 2008
- Disponível em: Brochura
- Exemplar: 9788520505205
“Um livro que tem em vista contribuir para uma revisão da crítica e da historiografia do cinema brasileiro. O autor examina a “trilogia paulista da noite”, composta por Cidade Oculta (Francisco Botelho, 1986), Anjos da Noite (Wilson Barros, 1987) e A Dama do Cine Shangai (Guilherme de Almeida Prado, 1988), por meio de análises comparativas com filmes de Carlos Manga, Glauber Rocha e Julio Bressane.
· Recusa da ideia de que a trilogia paulistana da noite e outros filmes brasileiros pós-modernos sejam vazios, apolíticos, escapistas ou nostálgicos.
· Base teórica na teoria da narrativa, em especial nos trabalhos de David Bordwell, e na associação com a poética do pós-modernismo, proposta pela canadense Linda Hutcheon.
· Investigação sobre as paisagens urbanas e seus personagens criados à luz do neon e da paródia lúdica de produções hollywoodianas, em especial do cinema noir e dos musicais.
· Identificação do caráter paradoxal do pós-modernismo: a combinação intermitente de naturalismo (o parecer real do cinema clássico) e estruturas de agressão típicas dos filmes modernos.
· Conceituação de um estilo pós-modernista no cinema brasileiro, cuja relevância cultural encontra eco mesmo em filmes das décadas posteriores aos anos oitenta.”