- Editora: Jean Chatelain, et al
- Editor: Editions du Musée Rodin
O feito de um artista não engloba apenas as obras criadas por ele, mas também (e principalmente) sua influência sobre a evolução da arte e da estética como um todo. Deste ponto de vista, a contribuição de Auguste Rodin foi tão inovadora que não é exagero afirmar que a escultura foi uma antes e uma depois dele, seja porque alguns tenham inspirado-se em sua obra, seja porque outros, ao contrário, tenham tentado emancipar-se dela. Considerado como um dos precursores da arte moderna e como co-criador da estética impressionista, Rodin é, indiscutivelmente, um dos escultores mais inovadores da história da arte.
Bastante tempo se passou para que possamos analisar hoje em retrospectiva esta influência, negativa ou positiva. A aparição de conceitos estéticos, materiais e técnicas antes desconhecidas anunciaram o nascimento de uma nova categoria de arte sob o nome do que chamamos – talvez de maneira retrógrada – de escultura. Transição ou ruptura, a obra de Rodin foi de toda maneira um elemento essencial para esta transformação. Rodin et la sculpture contemporaine é o resultado de um simpósio organizado pelo Musée Rodin, em Paris, dedicado integralmente à vida e obra do artista.